Em 10 de setembro de 2025, a Câmara Municipal de Rondonópolis aprovou, em primeira votação, o Projeto de Lei Complementar nº 076/2025, elaborado pelo prefeito Cláudio Ferreira. A proposta prevê a inclusão da Superintendência de Turismo e da Divisão de Fomento ao Turismo na estrutura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
A iniciativa tem como objetivo principal modernizar a organização da referida secretaria, ajustando-a às demandas contemporâneas da administração pública municipal. Entre os benefícios esperados, destacam-se a melhoria na gestão de recursos humanos, o aumento da eficiência dos serviços e a criação de condições para fortalecer políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e ao turismo local.
Ao integrar formalmente as áreas de turismo à pasta econômica, o município busca consolidar essa pauta como estratégica para o crescimento regional. O prefeito Cláudio Ferreira ressaltou que encaminhou o projeto em regime de urgência, dada a sua relevância, enfatizando:
“A reestruturação permitirá maior eficiência administrativa e a criação de condições institucionais para o fortalecimento do turismo e do desenvolvimento econômico do município.”
Caso aprovada também em segunda votação, a lei entrará em vigor após sua publicação oficial, marcando o compromisso de colocar Rondonópolis no mapa do turismo.
Enquanto as informações centrais já foram confirmadas com base em fontes confiáveis como o site local A Tribuna MT e portais oficiais do município é possível ampliar o contexto sobre a importância dessa medida municipal:
- A criação de estruturas específicas para o turismo, como superintendências e divisões de fomento, tem sido uma prática crescente em municípios que enxergam o setor como vetor econômico estratégico. Essas ações facilitam a captação de investimentos, a promoção de eventos e o desenvolvimento de roteiros turísticos.
- Em Mato Grosso, o setor de turismo tem mostrado sinais de expansão. Por exemplo, a arrecadação do ICMS relacionada ao turismo cresceu expressivos 203% em cinco anos. Isso reflete não apenas o potencial econômico da atividade, mas também a necessidade de planejamento institucional para potencializá-la.
- A reformulação da pasta de Desenvolvimento Econômico com foco no turismo pode ainda favorecer ações como capacitação profissional, infraestrutura turística, parcerias público-privadas e maior visibilidade para Rondonópolis em plataformas nacionais e internacionais.
+ Não há comentários
Adicione o seu