A Prefeitura de Rondonópolis anunciou mais um avanço na modernização dos serviços públicos: a emissão da guia do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) será oferecida de forma totalmente online a partir desta segunda-feira, 1º de setembro. O anúncio foi feito pela secretária Municipal de Fazenda, Rane Curto, durante reunião realizada na manhã de quinta-feira, 28 de agosto, no auditório do Paço Municipal.
Segundo Rane Curto, o novo sistema busca facilitar o acesso do contribuinte aos serviços municipais, eliminando a necessidade de deslocamento até a Prefeitura e a espera em filas. “Hoje o contribuinte precisa vir até a Prefeitura, enfrentar fila. Às vezes faltam documentos, precisa ir e vir. É aquele vai e volta. Um processo que, às vezes, leva até 15 dias”, ressaltou a secretária. Ela enfatizou que a plataforma online visa trazer mais comodidade e agilidade no atendimento à população.
A iniciativa marca a primeira vez em que o município passa a oferecer a solicitação de transferência de imóveis de forma digital, reforçando o compromisso com a transformação digital da gestão pública.
O sistema foi desenvolvido em conjunto pela Secretaria de Fazenda e a Secretaria de Administração, Gestão e Inovação. O superintendente de Inovação do Município, Rafael Michiles, destacou que a iniciativa representa um marco para Rondonópolis e um passo importante na construção de uma cidade inteligente, conforme a proposta da administração liderada pelo prefeito Cláudio Ferreira.
O serviço estará disponível no site oficial da Prefeitura de Rondonópolis, bem como no aplicativo “Na palma da mão”, ampliando o acesso dos cidadãos aos serviços digitais.
Em meio a uma era de crescente digitalização dos serviços públicos, Rondonópolis se junta a outras cidades que já possuem plataformas similares, como Niterói e Uberaba, embora esta seja a primeira vez que o município implemente esse tipo de serviço. A digitalização do ITBI reduz burocracias, acelera processos e atende às expectativas dos cidadãos por serviços mais práticos e eficientes especialmente em um contexto pós-pandemia, que acelerou a demanda por soluções digitais.
+ Não há comentários
Adicione o seu