Rondonópolis (MT), 2 de setembro de 2025

Na manhã desta terça-feira (2), a Praça Brasil, localizada no centro de Rondonópolis, foi palco da cerimônia que deu início às comemorações dos 203 anos da Independência do Brasil, proclamada em 7 de setembro de 1822 por Dom Pedro I.

Cerimônia cívica e simbólica

O ato cívico começou com o tradicional hasteamento da bandeira nacional e o acendimento da Chama da Pátria, símbolo do início das festividades. Em razão do luto oficial por causa da morte do escritor Luis Fernando Veríssimo, ocorrida no último sábado (30), a bandeira foi hasteada a meio mastro.

Presenças marcantes e organização

A cerimônia contou com a presença do secretário municipal de Educação, Carlos Júnior, da juíza da Vara Especializada da Infância e Juventude, Maria das Graças Costa, representantes do 18º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), autoridades das forças de segurança estaduais, além de estudantes das escolas militares Tiradentes e Dom Pedro I.

Uma mensagem de cidadania e progresso

O secretário Carlos Júnior ressaltou a importância simbólica da Semana da Pátria: “É uma alegria estar aqui para celebrar este momento que resgata o nosso patriotismo e o nosso compromisso de construção de um país e uma cidade mais prósperos”.

Ele aproveitou também para destacar um marco recente no desenvolvimento local. Rondonópolis acaba de receber o anúncio de um investimento privado estimado em R$ 2,5 bilhões para a construção de uma usina de etanol de milho — fruto de uma parceria entre Amaggi e Inpasa. A previsão é de geração de até 2.000 empregos diretos durante a construção e 350 empregos diretos durante a operação.

Foco no encerramento das festividades

A programação da Semana da Pátria segue até domingo, 7 de setembro, quando será realizado o tradicional Desfile Cívico na Avenida Amazonas, com início previsto para 8h. O secretário espera que milhares de pessoas participem do evento. “O desfile de 7 de Setembro é o ponto alto da Semana da Pátria e será um grande dia de festa para o Brasil e Rondonópolis”, afirmou.

+ Não há comentários

Adicione o seu