Em uma iniciativa voltada à melhoria da mobilidade urbana, o prefeito Cláudio Ferreira obteve a aprovação de um financiamento de R$ 22,315 milhões, por meio do programa Novo PAC Seleções 2025, para revitalizar completamente a Avenida Rotary Internacional popularmente conhecida como Avenida Brasil. O anúncio foi feito em 2 de setembro de 2025 pela Prefeitura de Rondonópolis.
O trecho contemplado pelo projeto abrange 2 quilômetros, onde serão implantados diversos elementos de infraestrutura urbana:
- Ciclovia;
- Corredores exclusivos para ônibus;
- Pista de caminhada;
- Novas faixas de rolamento para veículos;
- Iluminação moderna;
- Paisagismo no canteiro central.
Segundo Cláudio Ferreira, essa intervenção está em planejamento desde o início de sua gestão e reflete a preocupação em “pensar Rondonópolis não apenas para motoristas, mas também para ciclistas, pedestres e no incentivo ao transporte público”.
O prefeito destaca que esta é apenas a primeira etapa do plano de mobilidade urbana. Em uma segunda fase, com novos recursos a serem obtidos, será construída a maior ciclovia de Mato Grosso, com 12 quilômetros de extensão. A via conectará o setor produtivo às regiões mais populosas da cidade passando por bairros como Conjunto São José, Vila Operária, Cidade Alta, Coophalis e concluindo na BR‑364.
A proposta de Rondonópolis foi a única no estado a ser aprovada dentro da linha voltada à mobilidade urbana para grandes e médias cidades do programa federal.
Essa modernização representa um avanço significativo na mobilidade urbana local. A adoção de ciclovias, calçadas adequadas, corredores de ônibus e iluminação urbana avançada contribui para:
- Promover modos de transporte alternativos e sustentáveis;
- Aumentar a acessibilidade para diferentes perfis de usuários;
- Reduzir a dependência de veículos particulares;
- Fortalecer o transporte público como meio estruturante do deslocamento urbano.
Além disso, o paisagismo e a humanização do espaço urbano ajudam a redefinir a relação da população com a cidade, tornando-a mais acolhedora e eficiente.
O Vivenso, indicado no projeto, também reflete uma tendência global que busca transformar vias monofuncionais em corredores completos, seguros e integrados ao tecido urbano com impacto positivo na qualidade de vida e na ordem do trânsito.
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