A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) confirmou que o processo de rematrícula automática para estudantes da rede estadual de ensino será aberto na próxima segunda-feira, 29 de setembro, e se estenderá até 3 de outubro de 2025.
Três etapas do processo de matrícula
Conforme o calendário divulgado pela Seduc, o processo de matrícula para o ano letivo de 2026 será estruturado em três fases distintas:
- Rematrícula automática destinada aos alunos que concluíram 2025 na mesma unidade escolar. Mesmo que não tenham sido aprovados, têm direito à vaga, desde que cumpriram a frequência mínima de 75%.
- Redimensionamento para estudantes vindos da rede municipal que optam por migrar para a rede estadual. O atendimento será presencial, entre 3 e 10 de outubro.
- Matrícula de novos estudantes aqueles que ainda não integram o sistema estadual. O período para esse grupo será de 13 de outubro a 7 de novembro, por meio da plataforma MatrículaWeb.
Além disso, para estudantes da educação especial (Paede), o período de solicitação de matrícula será entre 23 de outubro e 7 de novembro.
Importância e orientações
Segundo o secretário de Educação estadual, Alan Porto, a rematrícula automática permite às escolas antecipar o planejamento de turmas, organização do corpo docente e definição de recursos.
Apesar de automática, a Seduc alerta que pais, responsáveis ou estudantes maiores de idade devem atualizar seus cadastros escolares, apresentando eventual documentação faltante. A não atualização pode comprometer a comunicação entre escola e família ou impedir o acesso a programas educacionais.
Para aqueles que não têm acesso à internet ou encontram dificuldades, o atendimento presencial seguirá disponível nas unidades escolares.
Escala da rede estadual
A rede estadual de Mato Grosso conta com 628 escolas, das quais 577 atendem os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Em 2025, essas unidades contaram com cerca de 178.739 alunos matriculados.
+ Não há comentários
Adicione o seu