A Prefeitura de Rondonópolis iniciou uma intervenção de grande porte para recuperar o pavimento da Avenida Júlio Campos, entre a Avenida W-6 e a Avenida Maria Fontoura, no trecho no sentido bairro → centro região do bairro Sagrada Família. O trabalho está focado em reforçar e recompor a base estrutural da via, reduzindo a deterioração e prolongando a vida útil do asfalto.
Objetivo e justificativa
Segundo a administração municipal, a ação busca corrigir problemas que comprometem a fluidez e a segurança do tráfego. A recomposição da base visa evitar o surgimento de trincas, afundamentos e buracos que costumam aparecer em vias com pavimentação mais antiga ou submetidas a forte circulação de veículos pesados.
O prefeito de Rondonópolis reforçou que o compromisso da gestão é dar prioridade à qualidade das intervenções asfálticas, adotando técnicas e materiais que proporcionem maior durabilidade.
Além disso, o projeto inclui ações de sinalização para garantir que, após a recuperação estrutural, os motoristas tenham pista segura e bem orientada trabalho que será executado pela Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder).
Execução e cronograma
A empresa Coder é responsável pela condução da obra, desde o preparo da base até a finalização com camada asfáltica. O local da intervenção permanecerá interditado em trechos para garantir a segurança dos trabalhadores e dos motoristas.
Durante as obras, os motoristas são orientados a usar rotas alternativas, especialmente em áreas de maior fluxo no bairro Sagrada Família.
Embora o anúncio oficial não especifique datas exatas de início e término, notícias locais indicam que a Prefeitura tem intensificado esforços recentes em melhorias viárias, o que sugere urgência e priorização deste trecho.
Contexto urbano e mobilidade
A Avenida Júlio Campos é uma via de ligação importante entre bairros residenciais e acesso ao centro da cidade. Sua condição estrutural afeta diretamente o fluxo de veículos, a vida útil dos veículos particulares e transporte público, além de contribuir para a segurança dos usuários.
No planejamento urbano local, outras intervenções têm sido consideradas em avenidas próximas, como a Goiânia e pela abertura de vias de ligação traseiras a empreendimentos para aliviar o tráfego.
O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Lindomar Alves, mencionou que parte dos esforços da pasta está voltada para reforçar a sinalização e aplicar microrrevestimento em outras vias da cidade, sem descuidar da recuperação estrutural nos pontos mais demandados.
Impactos esperados
Com a intervenção, é esperado:
- melhoria na segurança viária e redução de pontos críticos de desgaste;
- maior conforto para motoristas e usuários do transporte público;
- menor custo de manutenção frequente, ao prevenir danos que exigem reparos imediatos;
- impacto positivo na mobilidade urbana, especialmente em horários de pico.
Essa iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura com a manutenção e melhoria das vias urbanas, atuando de forma preventiva e estruturada nas infraestruturas rodoviárias da cidade.
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