Encontro terá dois dias de debates e planejamento urbano

Começou nesta quinta-feira (17), no Anfiteatro Adão Flores da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a 7ª Conferência Municipal das Cidades de Cuiabá, com a presença do prefeito Abilio Brunini. O evento segue até sexta-feira (18) e reúne, até o momento, mais de 240 inscritos, incluindo arquitetos, urbanistas, representantes de governo e da sociedade civil.

A conferência, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, adota o tema central “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.


Programação em dois dias

  • 17 de julho (quinta) – sessões inaugurais a partir das 18h, com o prefeito Abilio Brunini como palestrante principal, acompanhado dos arquitetos e urbanistas José Antônio Lemos e José Afonso Portocarrero (secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), e Rafaela Damiane, secretária adjunta de Cidades da Sinfra‑MT.
  • 18 de julho (sexta) – manhã dedicada a oficinas temáticas, distribuídas em quatro eixos; à tarde, participação organizada da sociedade civil para compilar propostas e encaminhamentos.

Segundo o secretário de Planejamento, Nivaldo Carvalho de Almeida Júnior, o modelo de conferência visa tornar a gestão municipal mais aberta e participativa.


Objetivos e articulação institucional

O secretário adjunto de Relações Comunitárias da Secretaria Municipal de Governo, Amarildo Batista, afirmou que o evento está bem estruturado, com regulamento definido, convites enviados a entidades, ONGs e órgãos públicos. A abertura oficial ocorrerá no dia 17, conforme planejado.

O secretário José Afonso Portocarrero enfatizou a importância de efetivar o diálogo cidadão para a construção de políticas públicas urbanas mais representativas: “a democracia serve para dar voz a todos e consolidar políticas públicas de interesse do município, da cidade e até da região”.

Também foi informada cooperação com o município vizinho de Várzea Grande, com reuniões preparatórias e integração de ações entre as duas gestões.


Contexto e legado

Este é o principal evento municipal voltado à formulação de políticas urbanas participativas em Cuiabá. Já consolidada em sua sétima edição, a conferência busca alinhar demandas de infraestrutura, meio ambiente e inclusão social a partir de debates entre governo e população .

Com organização executiva da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e engajamento da sociedade civil, o encontro também reforça a articulação com outras instâncias públicas e setor privado.


Conclusão

A 7ª Conferência Municipal das Cidades representa um passo estratégico para fortalecer a participação social na definição das políticas urbanas de Cuiabá. A presença de lideranças técnicas e políticas, inclusive do prefeito, sinaliza compromisso com a construção de uma cidade mais inclusiva, sustentável e democrática.

+ Não há comentários

Adicione o seu