Um evento que uniu esporte e solidariedade

No último domingo, 17 de agosto de 2025, Rondonópolis — localizada a aproximadamente 220 km de Cuiabá — sediou a 1ª Corrida da Justiça e Cidadania, um evento esportivo e beneficente com foco em integração, saúde e compromisso social. A iniciativa mobilizou mais de 700 atletas que percorreram 7 km em um percurso com largada no Fórum da cidade. A Polícia Civil participou ativamente como parceira do evento.

Objetivos e significado

Idealizada com o propósito de aproximar o Poder Judiciário da sociedade civil e das forças de segurança, a corrida também visou promover a cidadania e a prática esportiva entre servidores e comunidade. A juíza idealizadora descreveu o caráter da iniciativa como “100% beneficente”.

Contexto de corridas com propósito

Eventos similares têm ganhado espaço em Mato Grosso e outras regiões do país. Por exemplo, a Corrida Guardião Centenário Daniel de Queiroz, organizada pelo 1º Batalhão da Polícia Militar em Cuiabá, reuniu 1.200 participantes em trajeto de 7,5 km com caráter social: os inscritos doaram alimentos para projetos esportivos voltados à juventude. Já a PRF Run promoveu inclusão e conscientização sobre defesa dos animais, com arrecadação destinada a instituições de proteção animal.

O simbolismo da Corrida da Justiça e Cidadania

Além de reforçar valores como saúde, bem-estar e mobilização comunitária, a iniciativa reflete um movimento mais amplo no estado: o uso do esporte como ferramenta de integração social, aproximação institucional e promoção de causas comunitárias. Esses eventos são cada vez mais frequentes e significativos, como demonstram as várias corridas com foco em inclusão, proteção de grupos vulneráveis e conscientização em Mato Grosso e no Brasil.

+ Não há comentários

Adicione o seu