Na quinta-feira, 25 de setembro de 2025, Rondonópolis terá transporte coletivo gratuito durante todo o dia uma ação ligada ao evento de entrega de cartões do programa Ser Família aos beneficiários da cidade.

Gratuidade no transporte público municipal

A medida foi decretada pelo prefeito Cláudio Ferreira, por meio do decreto 12.958/2025 publicado no Diário Oficial do Município, e instituída pela Autarquia Municipal de Transporte Coletivo (AMTC).
O benefício estará válido das 7h às 18h e abrange todas as linhas municipais, tanto para viagens de ida quanto de volta, para quem for participar do evento.

Motivo da ação

A iniciativa faz parte do “Mutirão de serviços públicos e da entrega dos cartões do Programa Ser Família”, que ocorrerá no Ginásio Marechal Rondon, no centro de Rondonópolis.
A secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Alessandra Ferreira, informou que o pedido da gratuidade foi feito tendo em vista que os beneficiários são famílias de baixa renda, de todas as regiões da cidade, e a intenção é facilitar o acesso às ações sociais que serão ofertadas no evento.
Durante o dia, haverá uma prestação ampla de serviços nas áreas de saúde, cultura, habitação, assistência social, esporte etc.

Cartões do Ser Família e público beneficiado

Serão entregues 1.025 cartões do programa Ser Família para novos beneficiários de Rondonópolis.
O programa, executado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) com apoio dos municípios, consiste em um auxílio mensal no valor de R$ 150,00, que pode ser usado em mercados, farmácias e papelarias.
Além da entrega dos cartões, os beneficiários receberão cesta básica, café da manhã, haverá atrações recreativas (como pula-pula para crianças), e também orientações em saúde (como aferição de pressão, testes de glicemia, vacinação), documentação e habitação.
Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) já estão organizando o contato com os beneficiários que irão retirar os cartões no evento.

Contexto do Ser Família

O Programa Ser Família foi idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e é gerenciado pela Setasc.
Ele visa atender famílias vulneráveis e grupos em situação de risco por meio de cartões que oferecem complementação de renda.
Além do benefício de R$ 150,00 mensais (válido para compras em mercados, farmácias e papelarias), o programa conta com modalidades específicas, como Ser Idoso, Ser Criança, Ser Inclusivo, Ser Indígena, entre outras.
O Ser Família já opera em todo o Estado de Mato Grosso, com foco em reduzir desigualdades sociais e promover cidadania e inclusão social.

Avaliação e impacto

Com essa ação, a Prefeitura busca demonstrar atenção às famílias de menor renda e tornar mais acessível a participação nas atividades sociais desse evento. A gratuidade do transporte contribui para eliminar barreiras de deslocamento e facilita a adesão ao mutirão de serviços.
Essa medida já faz parte de uma série de iniciativas anteriores da administração municipal para tornar o transporte público mais acessível.

+ Não há comentários

Adicione o seu