Em um passo significativo para a infraestrutura de Mato Grosso, o governador Mauro Mendes inaugurou a primeira ponte da Ferrovia Estadual Senador Vicente Vuolo em Rondonópolis. A estrutura de 110 metros sobre a BR-163 marca o início das obras da primeira ferrovia estadual do Brasil, um projeto ambicioso que visa transformar a logística e a economia da região.
Expansão Logística e Desenvolvimento Econômico
A ferrovia, com 730 quilômetros de extensão, conectará Rondonópolis a Cuiabá e Lucas do Rio Verde, integrando-se à malha ferroviária nacional até o Porto de Santos (SP). Com um investimento estimado em R$ 11,2 bilhões, totalmente proveniente da iniciativa privada, o projeto é resultado de uma parceria público-privada que prevê a concessão de 45 anos para a empresa Rumo S/A, responsável pela construção e operação da ferrovia.
O governador destacou a importância estratégica da ferrovia para o escoamento da produção agrícola e a redução dos custos logísticos. “Com a ferrovia, iremos cuidar da vida das milhares de pessoas que passam por essa estrada e que terão muito mais segurança”, afirmou Mendes, referindo-se à sobrecarga atual da BR-163.
Impacto Socioeconômico e Ambiental
O projeto prevê a geração de aproximadamente 235 mil empregos diretos e indiretos, impactando positivamente 27 municípios ao longo do traçado da ferrovia. Além disso, a obra contempla medidas ambientais, como a construção de 155 passagens para animais e 126 km de cercas de direcionamento, visando à preservação da fauna local.
A ferrovia também promete impulsionar o setor industrial e comercial do estado. O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, ressaltou que mais de 250 empresas do Distrito Industrial de Cuiabá poderão utilizar a ferrovia para escoar seus produtos e receber insumos, estimulando a instalação de novas indústrias na região.
Cronograma e Perspectivas Futuras
As obras da ferrovia estão em andamento, com a construção de cinco viadutos entre Rondonópolis e Juscimeira. A previsão é que o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá esteja concluído e em funcionamento até o segundo semestre de 2025, enquanto a operação entre Cuiabá e Lucas do Rio Verde deverá começar em 2028.
O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, enfatizou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico local e anunciou planos para a criação de um novo distrito industrial na cidade, visando atrair mais empresas e agregar valor à produção regional.
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