Goiás e Mato Grosso estão prestes a dar um passo decisivo na modernização logística, especialmente para o agronegócio. Um consórcio venceu o leilão da “Rota Agro”, projeto que prevê investimentos de R$ 7,3 bilhões, com contratação de melhorias rodoviárias e operação 24 horas ao longo de 490 km nas BR-060 e BR-364, conectando Rio Verde (GO) a Rondonópolis (MT).

O que está previsto no contrato

A concessão foi arrematada pelo Consórcio Rota Agro Brasil, com desconto de 19,7% na tarifa básica de pedágio. O contrato terá duração de 30 anos e inclui um robusto programa de obras e serviços, distribuído entre:

  • R$ 4,4 bilhões em CAPEX (investimento em obras);
  • R$ 2,8 bilhões em OPEX (custos operacionais ao longo do prazo).

As intervenções previstas contemplam:

  • 45,6 km de duplicações;
  • 150,9 km de faixas adicionais;
  • 172 novos acessos;
  • 30 pontos de parada para ônibus;
  • 17 rotatórias alongadas;
  • 21 passagens de fauna;
  • 2 pontos de parada e descanso para caminhoneiros (em conformidade com a Lei do Motorista);
  • Barreiras acústicas, passarelas e dispositivos de contenção para cargas perigosas.

O leilão envolveu 22 lances acirrados, com o desconto obtido considerado “a proposta mais vantajosa” em termos tarifários.

Contexto e impactos esperados

A “Rota Agro” está inserida no plano federal de modernização logística da região Centro-Oeste, reconhecida como um dos eixos principais do escoamento do agronegócio — sendo rota vital para circulação de soja, milho, carnes e insumos — conectando áreas produtivas a centros consumidores e portos de exportação.

Este projeto promete:

  • Reduzir o tempo de transporte em até 25%, segundo estimativas.
  • Elevar a segurança viária e operacional;
  • Introduzir pedágio eletrônico (sistema Free Flow), diminuindo filas e consumo de combustível.

Situação atual e iniciativas complementares

A implementação da “Rota Agro” representa o ponto alto de uma série de esforços na infraestrutura logística da região. Em 2024, o investimento federal em transportes em Mato Grosso atingiu R$ 807,5 milhões, um salto de 187% em relação a 2022, com destaque para a BR-158 e contornos rodoviários estratégicos.

Além disso, a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), em construção desde 2020, já alcançou 35,65% de execução (apenas o trecho inicial), com 363 km entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT). A ferrovia foi viabilizada por meio de modelo de investimento cruzado, como parte da renovação antecipada da concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), com a Vale como executora.

Por que isso importa

A combinação entre obras rodoviárias como a “Rota Agro” e projetos ferroviários como a FICO representa uma revolução na logística do Centro-Oeste. São ações fundamentais para:

  • Aumentar a competitividade do agronegócio brasileiro;
  • Reduzir custos logísticos e emissões de gases poluentes;
  • Promover desenvolvimento regional sustentável;
  • Ampliar o acesso a portos brasileiros estratégicos e corredores multimodais, favorecendo o escoamento exportador.

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