Na quinta-feira, 18 de setembro de 2025, foi inaugurada uma brinquedoteca na unidade de educação infantil municipal CMEI Professor Alessandro Gomes de Jesus, situada no Residencial Jardim das Hortênsias, em Rondonópolis (MT). A abertura do espaço lúdico ocorreu graças ao apoio da gestão municipal que investiu em brinquedos, literatura infantil, materiais pedagógicos, mobiliário, climatização (ar-condicionado) e decoração para estruturar o novo ambiente educativo.
Estrutura e finalidade
A nova brinquedoteca foi instalada em uma sala que até então estava ociosa na CMEI. Segundo a diretora da unidade, Maria do Carmo Ferreira dos Santos, com os recursos repassados pela prefeitura para brinquedos, livros infantis e materiais pedagógicos, tornou-se possível transformar o espaço. Também foram providenciados mobiliários adequados e climatização para tornar o ambiente mais confortável e propício ao aprendizado.
Faixa etária atendida
A CMEI Professor Alessandro Gomes de Jesus atende crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses de idade.
De acordo com declarações da direção da CMEI, esta melhoria representa uma conquista significativa para a qualidade do ensino, advinda do respaldo da administração municipal. Maria do Carmo destacou que o olhar da gestão atual tem sido “muito sensível para a educação”, pois não se trata apenas de cuidar das crianças, mas de garantir condições adequadas de suporte, tais como sala climatizada, mobiliário novo e materiais de qualidade, tanto para brinquedoteca quanto para sala de recursos.
Investimentos mais amplos
Essa ação local está alinhada com um programa municipal mais amplo de investimento na educação infantil em Rondonópolis. Em maio de 2025, por exemplo, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, destinou R$ 3,6 milhões para a aquisição de brinquedos pedagógicos e recursos voltados às escolas municipais. Os materiais contemplam brinquedos de qualidade para as brinquedotecas e recursos pedagógicos para salas de atendimento a crianças com necessidades especiais.
Esses investimentos incluem, entre os itens, triciclos (cerca de 250 unidades) e bonecos “bebês Reborn”, além de outros brinquedos e literaturas. Antes desse aporte, muitas bandas de ensino infantil possuíam brinquedos danificados ou escassos, muitas vezes doados por pais ou adquiridos individualmente por professores. Com o novo modelo, busca-se promover um ensino lúdico, inclusivo e que vá além da simples supervisão das crianças.
Importância e impactos esperados
A brinquedoteca tem papel essencial no desenvolvimento infantil: favorece habilidades motoras, cognitivas e emocionais por meio do brincar; proporciona vivências de escolha, socialização e exploração; e complementa atividades mais formais do currículo da educação infantil. Espaços como este ajudam a consolidar uma educação de qualidade desde os primeiros anos, com benefícios que se estenderão ao longo da trajetória escolar das crianças.
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