O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) promove neste sábado, 20 de setembro de 2025, a segunda edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa do ano, com expectativa de reunir mais de 20 mil participantes entre 7 e 23 anos em atividades de esporte adaptado. O evento acontece simultaneamente em 105 locais distribuídos por 26 estados e o Distrito Federal, das 9h às 11h30 (horário de Brasília).

Inclusão pelo esporte

Cada núcleo oferecerá vivências em diferentes modalidades, com uso de equipamentos adaptados. No Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo — sede nacional do evento —, jovens poderão experimentar esportes como atletismo, badminton e vôlei sentado. Além disso, até 20% das vagas estão abertas a adultos, desde que respeitada a faixa etária estabelecida pelo Festival.

Segundo Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, o objetivo principal é despertar nas crianças o gosto pela prática esportiva:

“O objetivo do Festival é provocar a criança a fazer atividade física. Quanto mais crianças atingirmos, melhor”.

Ligação com datas simbólicas

O Festival acontece às vésperas de duas datas relevantes: o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no domingo (21/9), e o Dia do Atleta Paralímpico, lembrado na segunda-feira (22/9). A ação reforça o compromisso do CPB com a inclusão e a visibilidade do esporte paralímpico.

Histórico de crescimento

Criado em 2018, o Festival Paralímpico passou a ter duas edições anuais a partir de 2023. A primeira deste ano ocorreu em junho, reunindo mais de 27 mil crianças e adolescentes em 125 cidades, recorde desde a criação do evento.

+ Não há comentários

Adicione o seu