A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) oficializou recentemente o sistema externo de avaliação “AvaliaMT”, para monitorar o processo de aprendizagem dos estudantes da rede estadual, em parceria com municípios. A nova regulamentação está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Documento de Referência Curricular de Mato Grosso.

O que é o AvaliaMT

O AvaliaMT é um sistema de avaliação externa de larga escala, criado para:

  • gerar indicadores educacionais que permitam acompanhar o desempenho dos estudantes;
  • fomentar a articulação entre estado e municípios para ações de melhoria no ensino;
  • assegurar que as avaliações estejam em consonância com a BNCC e com as diretrizes curriculares do estado.

Objetivos e aplicação

Com a adoção do AvaliaMT, a Seduc-MT pretende:

  • verificar em que níveis os estudantes apresentam dificuldades de aprendizagem, para orientar intervenções pedagógicas;
  • acompanhar, ao longo do tempo, métricas de rendimento escolar, de modo a subsidiar políticas públicas voltadas ao ensino fundamental e médio;
  • estimular o planejamento compartilhado entre secretarias municipais e a Seduc estadual, com o uso de dados padronizados.

O sistema incluirá processos regulares de avaliação somativa, diagnóstica e da saída de fluência, entre outros instrumentos.

  • A regulamentação atende a uma demanda crescente para que se tenha mais transparência e precisão no diagnóstico das aprendizagens escolares, especialmente após os impactos das interrupções no ensino causadas pela pandemia de COVID-19. (com base em contexto público geral)
  • Dados anteriores do estado mostram que o AvaliaMT já vinha sendo utilizado em versões piloto ou adaptadas, inclusive com participação dos municípios, o que facilita sua implementação mais ampla.
  • A medida se insere num conjunto maior de políticas estaduais para recomposição de aprendizagens, atualização curricular e melhoria da gestão escolar.

Principais efeitos esperados

  • Diagnóstico mais rápido e preciso dos pontos fracos e fortes da aprendizagem em cada localidade;
  • Intervenções pedagógicas mais direcionadas, com possibilidade de atuação focada onde os dados mostrarem maiores lacunas;
  • Integração de esforços entre Estado e municípios para elevar os níveis de desempenho dos alunos;
  • Possibilidade de acompanhar o progresso ao longo dos anos, para medir se as políticas implementadas estão surtindo efeito.

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