A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) oficializou recentemente o sistema externo de avaliação “AvaliaMT”, para monitorar o processo de aprendizagem dos estudantes da rede estadual, em parceria com municípios. A nova regulamentação está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Documento de Referência Curricular de Mato Grosso.
O que é o AvaliaMT
O AvaliaMT é um sistema de avaliação externa de larga escala, criado para:
- gerar indicadores educacionais que permitam acompanhar o desempenho dos estudantes;
- fomentar a articulação entre estado e municípios para ações de melhoria no ensino;
- assegurar que as avaliações estejam em consonância com a BNCC e com as diretrizes curriculares do estado.
Objetivos e aplicação
Com a adoção do AvaliaMT, a Seduc-MT pretende:
- verificar em que níveis os estudantes apresentam dificuldades de aprendizagem, para orientar intervenções pedagógicas;
- acompanhar, ao longo do tempo, métricas de rendimento escolar, de modo a subsidiar políticas públicas voltadas ao ensino fundamental e médio;
- estimular o planejamento compartilhado entre secretarias municipais e a Seduc estadual, com o uso de dados padronizados.
O sistema incluirá processos regulares de avaliação somativa, diagnóstica e da saída de fluência, entre outros instrumentos.
- A regulamentação atende a uma demanda crescente para que se tenha mais transparência e precisão no diagnóstico das aprendizagens escolares, especialmente após os impactos das interrupções no ensino causadas pela pandemia de COVID-19. (com base em contexto público geral)
- Dados anteriores do estado mostram que o AvaliaMT já vinha sendo utilizado em versões piloto ou adaptadas, inclusive com participação dos municípios, o que facilita sua implementação mais ampla.
- A medida se insere num conjunto maior de políticas estaduais para recomposição de aprendizagens, atualização curricular e melhoria da gestão escolar.
Principais efeitos esperados
- Diagnóstico mais rápido e preciso dos pontos fracos e fortes da aprendizagem em cada localidade;
- Intervenções pedagógicas mais direcionadas, com possibilidade de atuação focada onde os dados mostrarem maiores lacunas;
- Integração de esforços entre Estado e municípios para elevar os níveis de desempenho dos alunos;
- Possibilidade de acompanhar o progresso ao longo dos anos, para medir se as políticas implementadas estão surtindo efeito.
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