A Defesa Civil de Mato Grosso realizará neste sábado, 27 de setembro de 2025, a partir das 14h, um teste do sistema “Defesa Civil Alerta”, ferramenta nacional do Governo Federal que busca aprimorar a comunicação com a população em situações de risco ou emergência. O teste será aplicado nos municípios de Rondonópolis, Cuiabá, Tangará da Serra e Rio Branco, com possibilidade de alcance em cidades próximas, dependendo da cobertura das operadoras de telefonia celular.

Como funcionará o alerta

  • A mensagem que será enviada no teste exibirá o texto:
    “Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência de Mato Grosso. Mais informações, consulte o site Defesa Civil Alerta.”
  • Todos os aparelhos localizados nas áreas dos municípios participantes que possuírem conexão 4G ou 5G, com sistema operacional Android acima da versão 11 ou iOS 17, receberão o alerta.
  • O alerta aparecerá automaticamente na tela do celular, sobreposto a qualquer aplicativo em uso, e virá acompanhado de sinal sonoro.

Tipos de alerta e seus sons

O sistema “Defesa Civil Alerta” distingue dois níveis de gravidade:

  1. Alerta extremo – sinal semelhante a uma sirene; indica urgência imediata, com necessidade de ação imediata pela população. Será esse grau que estará sendo testado neste sábado.
  2. Alerta severo – som semelhante ao recebimento de SMS; indica urgência, porém com um pouco mais de tempo para que as pessoas adotem medidas preventivas.

Recursos adicionais e abrangência

  • O novo sistema vai se somar a outros canais de comunicação já existentes, como SMS, WhatsApp, redes sociais e orientações da Defesa Civil.
  • Não será necessário cadastro prévio para receber o alerta demonstrativo via celular.
  • Para quem desejar, há também formas alternativas para receber alertas:
    • Pelo número 40199 via SMS (enviando o CEP de interesse);
    • Via WhatsApp, enviando o CEP para (61) 2034-4611.

Importância e recomendações

A iniciativa representa um avanço na prevenção de riscos e na redução de danos em eventos adversos, potenciando a capacidade de resposta da população em casos como inundações, tempestades, deslizamentos, entre outros cenários emergenciais.

Durante o teste, não há motivo para alarme: trata-se de simulação para avaliação do sistema e de sua efetividade. A população pode acessar mais informações pelo site “Defesa Civil Alerta” e pelas plataformas oficiais da Defesa Civil estadual.

+ Não há comentários

Adicione o seu