Em uma reviravolta interessante na disputa pelo título da La Liga, o Real Madrid ganha um ponto a seu favor com base em um padrão identificado nos últimos anos: o clube que mais investiu nas janelas de transferência acabou conquistando o campeonato.

Segundo apuração do Lance!, nas últimas três temporadas, o vencedor do torneio nacional foi aquele que gastou mais em contratações:

  • 2022/23: o Barcelona liderou os investimentos com 159 milhões de euros, enquanto o Real Madrid gastou cerca de 80 milhões e o título ficou com os catalães.
  • 2023/24: o Real Madrid entrou na frente, investindo 157,5 milhões, superando os 33,4 milhões do Barcelona e sagrou-se campeão.
  • 2024/25: novamente o Barcelona gastou mais (60,5 milhões) em comparação aos 49 milhões do Real e levou o troféu.

Agora, na temporada 2025/26, quem aparece com maior gasto é o Real Madrid, o que pode funcionar como um trunfo psicológico e estratégico em sua busca pelo título, conforme o histórico recente indica.

Essa correlação entre investimento e sucesso reforça a concepção de que a construção de um elenco competitivo e profundo impacta diretamente na conquista de títulos. No futebol moderno, montantes robustos em contratação não significam apenas contratações de impacto, mas também demonstração de ambição e planejamento.

O Real Madrid, nesta temporada, investiu pesado para se estruturar sob comando de Xabi Alonso, contratado em maio de 2025 para substituir Carlo Ancelotti na beira do campo. Sob sua liderança, o clube busca reverter os resultados recentes e retornar ao topo do futebol espanhol, utilizando o mercado como ferramenta de construção.

+ Não há comentários

Adicione o seu