A Prefeitura de Cuiabá, em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso e diversos órgãos federais, estaduais e municipais, promove nesta quinta-feira (18 de setembro de 2025) a 4ª edição do Mutirão PopRuaJud, no Ganha Tempo da Praça Ipiranga, região central da capital. O evento ocorre das 8h às 16h e tem como objetivo oferecer uma ampla rede de serviços gratuitos voltados para pessoas em situação de rua e seus animais de estimação.

Atendimento às pessoas em situação de rua

Durante o mutirão, a população em vulnerabilidade social pode acessar serviços como:

  • emissão de documentos pessoais;
  • consulta a benefícios sociais, FGTS e INSS;
  • perícia médica;
  • apoio a migrantes;
  • inscrição no CadÚnico e no Cartão SUS;
  • alistamento e regularização do serviço militar.

Na área da saúde, estão disponíveis atendimentos médicos, psicológicos, odontológicos e oftalmológicos, com distribuição de óculos. Também são oferecidos vacinação, testes rápidos, corte de cabelo, banho solidário, doação de roupas, kits de higiene e até livros, ampliando a assistência social e a dignidade para quem vive nas ruas.

Atenção aos pets

Pela primeira vez, a Diretoria de Bem-Estar Animal (BEA) participa do mutirão, garantindo cuidados também aos animais de estimação de pessoas em situação de rua. Entre os serviços oferecidos estão verminfugação, cadastro dos animais, agendamento de castrações, banho, tosa e entrega de adereços como bandanas.

Segundo a diretora da BEA, Morgana Thereza Ens, a iniciativa busca mapear os animais e dar continuidade ao acompanhamento, garantindo atenção especial a essa população invisibilizada.

Estrutura e logística

Para a realização da ação, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) interditou temporariamente a Rua Desembargador Lobo a partir da noite de quarta-feira (17). A via será liberada apenas ao meio-dia de sexta-feira (19), após a desmontagem da estrutura. Já a Rua 13 de Junho permanece liberada ao tráfego.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública também atua para garantir que comerciantes populares possam trabalhar normalmente, utilizando as calçadas do entorno.

Política pública de referência

O Mutirão PopRuaJud segue as diretrizes da Resolução nº 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, assegurando acesso à Justiça, cidadania e serviços essenciais.

+ Não há comentários

Adicione o seu