Na quinta-feira, 25 de setembro de 2025, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, realizou duas audiências públicas com objetivo de debater a proposta orçamentária para 2026. Os encontros aconteceram em locais estratégicos da cidade pela manhã, no auditório do Cuiabá-Prev, no bairro Lixeira; à noite, na Escola Municipal Ranulpho Paes de Barros, no bairro Santa Isabel.
Durante as audiências, o secretário de Planejamento, Nivaldo Carvalho, apresentou as estimativas de receitas e a proposta de distribuição de recursos entre as diversas secretarias municipais. Ele esteve acompanhado por técnicos das diretorias de orçamento e planejamento, além de secretários adjuntos e representantes de outras pastas, incluindo Simone Neves, Silvina dos Anjos, Patrícia Alonço dos Reis, Thania Zanette, Murilo Bianchini, Regivânia Alves Venâncio e Amarildo Batista.
Cidadãos, líderes comunitários e presidentes de bairros também participaram ativamente, apresentando demandas e sugestões para áreas como limpeza urbana, reformas e construção de escolas e creches, pavimentação, moradia popular, entre outras prioridades locais.
Prazos e trâmites legais
Conforme previsto em lei, a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026 deverá ser encaminhada à Câmara Municipal de Cuiabá até o dia 30 de setembro. Depois disso, os vereadores devem promover suas próprias discussões públicas antes de levar o texto para votação no plenário.
Segundo o secretário Nivaldo Carvalho, a gestão do prefeito Abílio Brunini está comprometida com a transparência e o envolvimento da população na formulação orçamentária: “É uma ordem do prefeito trabalhar a elaboração do orçamento com diálogo, legalidade e abertura para que o cidadão possa contribuir”, afirmou.
Após os debates, todas as informações apresentadas serão disponibilizadas no canal oficial da Prefeitura no YouTube, e a população terá prazo para enviar contribuições por meio de e-mail e WhatsApp da Ouvidoria.
+ Não há comentários
Adicione o seu