Unificação administrativa e reforço na gestão de segurança e mobilidade
Na manhã desta quarta-feira (27 de agosto de 2025), o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), anunciou a fusão da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) com a Secretaria de Segurança Pública municipal. A iniciativa, ainda dependente de aprovação da Câmara Municipal, visa a criação da Secretaria Municipal de Mobilidade e Segurança, sob o comando da coronel Francyanne Siqueira Chaves Lacerda.
Integração tecnológica e operacional
Segundo o prefeito, a fusão permitirá a centralização de sistemas de monitoramento urbano, como o programa Vigia Mais, já em operação, e de outras áreas sensíveis como saúde e educação. A proposta é consolidar essas estruturas em uma rede integrada de inteligência, ampliando o uso de tecnologia existente, como câmeras e sistemas de reconhecimento facial, e reduzindo custos operacionais.
Brunini destacou que, com essa integração, será possível acelerar a criação de uma central única de vigilância, capaz de responder de forma mais eficaz a incidentes, especialmente em locais como escolas e unidades de saúde. Ele mencionou um caso recente, em que o uso do sistema de reconhecimento facial ajudou a identificar um indivíduo que tentou entrar no prédio da prefeitura armado com uma faca.
Objetivos estratégicos e impacto social
A principal meta da unificação é reforçar a segurança pública, ampliando a vigilância em espaços públicos e otimizando os recursos disponíveis. A prefeitura quer “proteger nossas crianças, trabalhadores e toda a população, conectando essas informações em tempo real”.
A nova secretaria manterá as atribuições originais de cada pasta — segurança e mobilidade —, mas com orçamento unificado na área de mobilidade urbana, o que deve facilitar o planejamento estratégico e a aplicação eficiente dos recursos.
Considerações finais
A fusão da Semob com a Secretaria de Segurança Pública reflete uma estratégia administrativa que busca reduzir custos, fortalecer a inteligência urbana e garantir maior proteção à população cuiabana. Se aprovada na Câmara, essa reestruturação poderá ser um importante passo na modernização da gestão municipal e na ampliação da segurança integrada urbana.
+ Não há comentários
Adicione o seu