A coronel da Polícia Militar, Francyanne Siqueira Chaves Lacerda, foi nomeada de forma interina como titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá. A nomeação foi oficializada pelo prefeito Abilio Brunini (PL) por meio de edição suplementar da Gazeta Municipal, publicada na última terça-feira, 26 de agosto de 2025.

Acúmulo de funções e perfil técnico

Desde que assumiu a nova função, Francyanne passa a acumular a pasta da Mobilidade Urbana com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, da qual já era responsável.

Segundo o comunicado oficial da prefeitura, a coronel possui um perfil técnico, com uma trajetória consolidada na corporação. Entre os cargos que já ocupou, destacam-se:

  • Subchefe operacional do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Ministério Público de Mato Grosso;
  • Corregedora-geral da Polícia Militar;
  • Comandante-geral adjunta da corporação.

Contexto da nomeação

A nomeação ocorre em meio a cobranças da população por melhorias na mobilidade urbana de Cuiabá — incluindo fiscalização mais eficiente, maior fluidez do trânsito e expansão de corredores de ônibus. A escolha de uma pessoa com histórico técnico e disciplinar, como Francyanne, sinaliza uma aposta na gestão mais estruturada dessas demandas urbanas.

Apesar de o prefeito ter negado, duas semanas antes, que a militar assumiria a Semob, a nomeação foi confirmada posteriormente. A prefeitura reforçou que a medida tem caráter provisório, enquanto se avaliam potenciais nomes para assumir a titularidade de forma definitiva.

Desafios à frente

A nova secretária enfrentará desafios significativos em sua gestão interina, entre eles:

  • Aumento dos corredores exclusivos para ônibus;
  • Aperfeiçoamento da fiscalização eletrônica;
  • Redução no número de acidentes de trânsito.

Essas demandas exigem uma atuação eficaz e articulada entre as equipes da Semob e de Segurança Pública setores que agora estarão sob seu comando conjunto.

+ Não há comentários

Adicione o seu