Na Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entrou em vigor uma nova medida que torna obrigatório o agendamento prévio nos atendimentos realizados nas Unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). A decisão reforça o compromisso com a organização dos serviços, redução de filas e maior eficiência no atendimento à população.
Essa iniciativa se insere no contexto do programa “Saúde na Palma da Mão”, lançado na campanha eleitoral de 2024 pela chapa encabeçada por Cláudio Ferreira, que propunha a implementação de um sistema digital de agendamento de consultas, exames e cirurgias com controle em tempo real, buscando mais transparência e agilidade.
Desde 2024, o município já havia iniciado a digitalização parcial do serviço, permitindo o agendamento de coletas laboratoriais via WhatsApp, com orientações sobre jejum, materiais, além da confirmação da marcação.. Essas medidas visam integrar a população ao sistema com clareza e autonomia.
Em paralelo, a Secretaria de Saúde também tem promovido ações de acesso livre em horários diferenciados. Em ocasiões especiais, todas as unidades básicas de saúde, como UBSs e ESFs, permanecem abertas até às 20h, proporcionando atendimento sem agendamento para consultas, vacinação, educação em saúde e outros serviços essenciais.
Com a adoção do agendamento obrigatório nas ESFs e CEOs, a prefeitura espera padronizar os fluxos de atendimento, minimizar esperas e direcionar os recursos humanos de forma mais organizada. A medida visa ainda dar segurança e previsibilidade tanto aos usuários quanto aos profissionais da saúde.
+ Não há comentários
Adicione o seu